quarta-feira, 9 de junho de 2010

Horta de Janela

Já contei aqui que adoro plantinhas e plantinhas de comer.

Atualmente eu moro num predinho e não tenho quintal. Na verdade eu mal tenho casa, que minha residência é um cubículo. Mas o mais chato disso é que eu não tenho como ter muitas plantinhas.

Quando eu me mudei pra cá há 2 anos, parte significativa das minhas plantinhas foram morar com a minha tia querida Rute (com e mesmo, que é assim que é, e senão ela fica brava), e agora elas estão lá muito felizes (e provavelmente mais bem cuidadas do que quando viviam comigo).

Agora minha hortinha fica na janela da cozinha. Ela é bem humildezinha, sabe? E ela vai se adaptando à conveniência, à sazonalidade e mais a um monte de porens. Essa foto é antiga. Agora, com minha preguiça, com o outono e tudo mais, ela está bem piorzinha.

Mas o fato é que eu sempre tenho manjericão fresco para o molho de tomate. E faz toda a diferença, né?

Eu adoro plantinhas, mas não tenho nenhum super talento com elas, sabe? Na verdade eu sou meio indisciplinada e plantas exigem disciplina. Acho que as minhas sobrevivem porque sabem que são amadas e por uma superior capacidade de sobrevivência!

Manjericão é uma coisa muito simples de ter em casa. Dá para comprar aquele do supermercado (tem que estar com cara bem boa, né?), cortar o talo na diagonal com um bom objeto cortante. Não pode amassar, dilacerar o talo da plantinha. As folinhas que estão mais próximas do corte devem ser retiradas (e ir direto pra panela!) porque folhas não devem ficar imersas na água.

Então é só por num vaso com água por uns dias e quando começarem a aparecer as primeiras raízes (o que acontece rápido), plantar as mudinhas num vaso. Manjericão é muito generoso, muito adaptável. Só precisam ser regados todos os dias pela manhã (se estiver um tempo seco, de manhã e ao fim da tarde) e bastante sol.



Por isso minha hortinha fica na janela em cima da pia! Às vezes os dias vão ficando tão loucos que não dá nem tempo de regar as plantinhas, facilitar o processo é importante.

Aí na foto aparecem manjericão (nos vasinhos), sálvia e orégano (na água). Eu tentei ver se conseguia plantar estas duas últimas, mas não foi desta vez... Sálvia é ótimo para ter em casa, porque tem um sabor muito marcante e saboroso, é ótimo para sinusite (chá) e dizem que é bom como antidepressivo. Orégano fresco, só plantando mesmo, porque nunca tem nada para fazer com a quantidade que vem na embalagem, e eu odeio desperdício.

Existem várias plantas que vivem felizes em vasinhos ou canteiros, desde que (como quase todas as ervas) recebam muito sol: manjericão, alecrim, hortelã, menta, salsinha, cebolinha, orégano, camomila, erva cidreira. Já dá um bocado de diversão, heim?

Vou sempre falar por aqui sobre as plantinhas, que eu não sou nem perto de ser especialista, mas eu amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário