quinta-feira, 17 de junho de 2010

No-poo, low-poo: A saga

Não sei se você já ouviu falar em no-poo, low-poo. Trata-se de restringir ou deixar de usar shampoo.

Você deve estar pensando “ihh, que porquinho”, e foi isso que eu pensei quando eu ouvi falar da técnica há uns tempos atrás. Antes inclusive de saber que tinha um nome, eu já tinha ouvido alguns experts de cabelo falarem sobre restringir o uso do shampoo, porque descondiciona, resseca e sei lá mais o quê.

Na verdade não tem nada a ver com deixar de lavar os cabelos. O que se indica, é que se lave os cabelos, como se faz com o shampoo, usando só com condicionador. Como não vai rolar shampoo e tals, o condicionador deve ser aplicado na raiz do cabelo, e o cuidado no enxágüe tem que ser triplicado. A técnica pode variar entre a extinção do uso do shampoo (no-poo), passando pela aplicação criteriosa (só no couro cabeludo, cuidando de evitar o comprimento e pontas do cabelo) e uso ocasional de shampoo (low-poo).

Os praticantes garantem que o cabelo não fica ensebado nem fedido.

O truque do no-poo, low-poo é popular entre as encaracoladas que são as que mais sofrem com desidratação, tanto por causa da própria natureza dos fios, como por causa da maior freqüência de lavagem. Eu, que já há algum tempo adotei o visual encaracolada, vinha receosa e ao mesmo curiosa pra testar, e como contei aqui fiz meleca no cabelo recentemente, acho que nada pode piorar o que está já está bem ruim.

E me joguei no low-poo desde terça-feira, antes de ontem. Ainda não concluí muita coisa. Mas vou contando como anda o negócio.

Eu havia lavado os cabelos normalmente na segunda-feira (antes de encarnar a tesoureira maluca). Na terça-feira à noite, molhei o cabelo e apliquei condicionador da raiz às pontas (coisa que não faço nunca, que meu cabelo é oleoso na raiz). Usei o Pantene Reparação Intensa, decidido por uni-duni-tê, deixei uns 2 minutinhos e enxaguei à exaustão. Depois usei o leave-in da BioNative.

Bem, pra uma primeira vez sem shampoo, até que não deu tanta diferença. Achei que o cabelo ficou com menos volume. Eu adoro um cabelão volumoso, mas acho que meu atual corte de cabelo não permite grandes extravagâncias, então, até que ok.

O inacreditável me esperava no dia seguinte.

Apesar das raízes oleosas, como eu ando encaracolada e tudo mais. eu não lavo o cabelo todos os dias. Isso de lavar cabelo todo dia é mania de quem ostenta cachinhos e é altamente não recomendável, mas isso é assunto pra outro post. Então na quarta-feira eu não esperava mesmo ter que lavar os cabelos, e pra minha surpresa, rolou numa boa. A grande novidade pra encaracoladas é que o cabelo acordou bem modelado e ainda com menos volume.

Meu cabelo não é crespo, ele é ondulado. Então não sofro muito com volume (não muuuuuito) e tals. Mas quem tem o cabelo crespo sabe que é uma luta. O meu problema maior é com a forma, o que também é um problema pra quem tem cabelo mais crespo. Então a boa notícia é que pra quem está buscando uma maneira de diminuir o volume, acho que essa pode ser uma boa solução.

A quarta feira seguiu até que tranqüila. Mas no fim do dia o cabelo estava murcho, o pobre. Mais uma vez, talvez seja uma boa pra quem tem cabelo mais volumoso. Aí ficou tarde e deixei pra lavar no dia seguinte.

Hoje meu cabelo acordou pesadão. Não tava oleoso, não. Mas tava sem movimento, opaco, aff. Fui enrolando e lá pras 3hs é que fui lavar o cabelo. A essa altura, estava incomodando. Fui lavar os cabelos e estava sonhando com um shampoozinho. Sério. Deu muita vontade. E quase não resisti. Molhei bem o cabelo, deixei escorrer um bocado de água, depois apliquei condicionador, tudo igual à terça-feira. Ia usar outro leave-in, mas agi no automático e peguei o que estava lá por cima. Fica para próxima lavagem. A diferença hoje, foi que eu não amassei (pra fazer os cachos, sabe?). Vou ficar em casa mesmo, então quis ver no que ia dar. Agora que está seco, ele está com a raiz bem lisa, e com as pontas onduladas. Está com um brilho bem bom. A forma está bem definida (bem demais pro meu gosto). E minha capacidade de julgamento sobre a mobilidade está prejudicada, porque eu quase não tenho mais cabelo. O namorido disse que está cheirosinho. De uma maneira geral, até que ok.

Outra noticia boa é que rola zero frizz. Isso mesmo. Meu cabelo secou sem vento nestas duas vezes, o que facilita. E o leave-in também ajuda. Mas zero frizz em cabelo encaracolado é raro.

O que eu estou achando: Foi bem difícil resistir ao shampoo hoje. Passar o condicionador no cabelo sujo não dá sensação boa. Na hora de enxaguar melhora. Agora não estou com impressão de estar com o cabelo sujo, e o aspecto está bem ok. Na verdade com esse corte fica difícil eu achar que está bom. Mas agora que o cabelo está limpinho, eu estou bem satisfeita.

Vou continuar por mais um tempo. No fim de semana pretendo lavar com anti-resíduos antes de aplicar máscara de hidratação. Vamos ver como rola. E vou contando por aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário