terça-feira, 8 de junho de 2010

Torta de Limão Perfeita

Quero contar um causo.

Quando falei para Rê escrever comigo no blog, ela disse que não queria escrever sobre nenhum assunto que eu estava propondo. Ela só se interessava por diversão. Well, espertinha ela, né?

Bom, mas aí eu disse que ela também podia escrever sobre comida, né? Que a Rê é tão boa de garfo quanto eu. Aí tem a história das tortas. A Rê, que mora longe de mim, toda vez que vem pra minha cidade vem com a história da torta de frango ou a torta de limão.

Então, se a Rê está em São Paulo, vai ter torta de frango e/ou torta de limão. Adoro!

Neste feriado, fizemos torta de limão. Disse pra ela postar sobre a torta, e ela: “você faz tudo de cabeça!”. E eu: “é um punhado, um bocadim”...

Bom, eu amo mesmo cozinhar, sabe? Mas eu acredito que tudo varia... sei lá, tem dia que a manteiga está mais aguada, tem dia que está mais gordurosa. Tem ovo pequeno, tem ovo grande. Na minha casa tem xícara de chá de pelo menos 6 tamanhos. Fica difícil, né?

Então, vou passando as receitas com carinho e fazendo com carinho e sem muita tensão, tudo acaba dando certo. A prática é que conduz à perfeição.




Vamos lá:






Torta de limão


Massa
3 bolotas (do tamanho de uma bola de ping-pong) de gordura vegetal hidrogenada
2 bolotas de manteiga (não é margarina, que margarina tem água)
2 gemas
1 clara
2 colheres de sopa de açúcar
Farinha de trigo (mais ou menos uma xícara e meia de chá 250g)

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite (200g)
100 ml de suco de limão

Cobertura:
3 claras
8 colheres de açúcar
Raspas de limão

Massa:

Misture a manteiga, a gordura vegetal, as gemas e o açúcar, até ficar homogêneo. Acrescente a farinha, até ficar uma massa lisa, que não grude nas mãos (pode ser preciso mais ou menos farinha). Não sove a massa, e depois de pôr a farinha, mexa o mínimo possível. Faça uma bola e ponha na geladeira por uns trinta minutos. (nota: eu nunca ponho na geladeira, porque eu não agüento esperar.)

Forre uma forma de aro removível com a massa, faça furinhos com um garfo por toda a massa. Ponha no forno por uns 15 min, em fogo médio, tipo uns 180 graus.

Recheio:

Misture numa tigela os ingredientes sem bater. Reserve. (Pode-se usar mais, menos ou até nenhum creme de leite. Depende de quão doce você quer que fique.)

Cobertura

É um merengue, sabe? Bata as claras em neve (pra quem não sabe, as claras não podem ter nenhum contato com líquidos nem gorduras para poder chegar em ponto de neve. Gema é gordura, então, a separação tem que ser rigorosa. A tigela e as pás que serão usadas têm que estar rigorosamente limpas e secas). Quando estiver em ponto de neve, vá acrescentando açúcar aos poucos, sem parar de bater. Pode ser preciso mais ou menos açúcar (porque depende do tamanho do ovo). O ponto, é quando se chacoalha as pás da batedeira (por exemplo) e o creme continuam lá, firme e forte. Acrescente as raspas de limão.

Tire a massa do forno, despeje o recheio, sem chacoalhá-lo muito, nem batê-lo, e cubra com o merengue. Pode-se usar um bico de confeiteiro (às vezes eu furo a pontinha de um saco de congelado e voilá). O que eu faço é despejar o merengue e fazer picos com as costas de uma colher... o importante é que ajam os picos.

Volte a forma para o forno, e ponha o fogo um pouco mais baixo. Quando o merengue estiver dourado está pronto. Leva uns 30 min desta vez.

Eu ia fazer esta torta de novo hoje, que é a torta de limão perfeita (referência que o namorido sempre faz, por causa do seriado Dexter, outro dia falo sobre isso), mas não rolou. Vou ver se faço amanhã, aí posto a foto aqui.

2 comentários:

  1. Descrição do sabor da torta:tava muito louca,sabe aquele doce que na hora q vc come suas pupilas dilatam?e te da quase um ataque,é mais ou menos uma diabete na colher...Muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. E faltou dizer que tem que deixar a torta esfriar na geladeira por umas 4 horas. Difícil esperar, heim?

    ResponderExcluir