quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sobre florzinhas e Pankrác


Eu amo florzinhas, plantinhas, moitas e árvores.

Aqui no blog, sempre tem uma florzinha, uma plantinha. Aí estava lembrando de Pankrác ECII (é tcheco, e lê-se Pancrátz). Pankrác é o nome de uma prisão na República Tcheca, e ECII é o nome da ala onde o brasileiro João Baptista Gelpi esteve preso por seis anos. É também o nome do livro em que J. B. Gelpi conta a história de como foi condenado a treze anos de prisão depois de ter praticado harakiri (sem sucesso) junto com Lenka (com sucesso), e a história de amor entre os dois.

No livro ele conta como se conheceram, como foram morar juntos, como eram os dias juntos e como decidiram pelo harakiri. Conforme vão passando as páginas, e com elas os dias, ele vai contando sobre o cárcere, sobre Praga, sobre a República Tcheca, em forma de crônicas. Ele explica uma série de curiosidades sobre Praga (da maneira como é possível fazê-lo estando preso), conta como foi aprendendo tcheco, como foi sobrevivendo e vivendo na prisão.

É o que se poderia chamar de um livro de recortes. O livro traz fragmentos de textos que foram escritos por J. B. Gelpi na prisão. Ele começou em um caderno (que acabou se tornando muitos cadernos) escrevendo sobre Lenka, e sob o efeito profundo que sua perda havia refletido nele. E é também uma espécie de diário.

E no topo de cada página, uma flor.

Lenka amava flores, e pelo que me lembro (faz muito tempo que li este livro), ela o ensinou a amá-las também. As flores nas páginas do caderno eram para Lenka, e acredito que o ajudou a superar a dor da perda, a dor de perceber ter cometido um grave erro. E a dor do cárcere que veio de tudo isso.

É um livro bacana pra ter e folhear. Dá pra abrir uma página e ler uma crônica. É legal também de ler do início ao fim, pra entender como as coisas chegaram onde chegaram.

E aqui no blog, sempre tem umas florzinhas, umas plantinhas. A maior parte fotografada, desenhada, pintada por mim.Como J. B. Gelpi, eu também não sou lá muito talentosa em fotografia, desenho e tals. Mas faço com muito carinho. Oferecer flores é sempre uma boa maneira de mostrar que desejamos bem a alguém. As florzinhas que estão por aqui são para vocês.



Pankrác ECII – Crônicas do cárcere de Praga
João Baptista Gelpi
Editora Tâmisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário